top of page

Apple Intelligence: Tudo o Que Sabemos Sobre os Recursos de IA do iPhone 16

  • Foto do escritor: Tiago Cavalcante
    Tiago Cavalcante
  • 27 de set. de 2024
  • 4 min de leitura

Os recursos de IA generativa da Apple estarão no centro da experiência do iPhone 16 -- ao longo do tempo. Agora mesmo, você pode experimentar o beta público se tiver um iPhone 15 Pro ou qualquer iPad ou Mac com um chip M1 e posterior.


Apple/Captura de tela por CNET
Apple/Captura de tela por CNET

A Apple está impulsionando a integração de Inteligência Artificial (IA) Generativa em seus diversos sistemas operacionais, sob o nome revelador de Apple Intelligence. Esse movimento começou com destaque no keynote da WWDC em junho e avançou mais durante o evento "It's Glowtime", em setembro, que apresentou a linha do iPhone 16.

No evento, Craig Federighi, chefe de engenharia de software da Apple, afirmou que o Apple Intelligence está "no coração da experiência do iPhone 16". A empresa liberou o Apple Intelligence para testes públicos poucos dias antes do lançamento do iPhone 16, incluindo algumas das ferramentas de IA prometidas, como recursos de escrita, melhorias no Siri e novas interações com a biblioteca de fotos. No entanto, a liberação completa ocorrerá no final do ano para um subconjunto de iPhones, iPads e Macs com os chips necessários, começando como um recurso beta.


O Que é o Apple Intelligence?


O Apple Intelligence é parte da versão beta pública dos sistemas iOS 18.1, iPadOS 18.1 e macOS Sequoia 15.1, com uma série de ferramentas que visam tornar o uso dos dispositivos Apple mais intuitivo. Entre os primeiros recursos da versão beta, estão sugestões de escrita que aparecem em documentos e e-mails, ferramentas de fotos como o recurso Clean Up, que remove partes indesejadas de imagens, além de várias mudanças no Siri, como uma nova voz mais natural e a capacidade de realizar conversas mais contextuais.

Outras novidades incluem um novo design para o Siri, com uma borda brilhante ao redor da tela durante o uso, e um gesto de toque duplo na parte inferior da tela para digitar comandos para o Siri. O aplicativo de Fotos também ganha novos recursos, como a criação de filmes personalizados baseados em memórias e resumos de IA em apps como Mensagens, Mail, Notificações e Notas.

No entanto, algumas das funcionalidades mais avançadas, como plug-ins do ChatGPT, o GenMoji e o Image Playground, ainda não estão disponíveis nessa versão inicial.


Como Usar o Apple Intelligence


Para testar o Apple Intelligence, usuários de dispositivos compatíveis, como iPhone 16 e iPhone 15 Pro, além de iPads e Macs com chips da série M, podem ativar os recursos experimentais no aplicativo de Configurações. O processo pode levar algumas horas para aprovação, mas é uma oportunidade de explorar as inovações de IA antes de seu lançamento completo.


O Apple Intelligence é anunciado como "IA para o resto de nós". A ideia é que o Apple Intelligence seja integrado ao seu iPhone, iPad e Mac para ajudar você a escrever, fazer as coisas e se expressar. Ele se baseia no contexto pessoal em seus dispositivos Apple para fazer recomendações e gerar resultados mais específicos para você. A Apple promove o recurso de IA como definidor de um novo padrão de privacidade em IA.


Lisa Eadicicco, da CNET, em sua história sobre o Apple Intelligence , diz que entender o contexto pessoal ao fornecer respostas e executar tarefas é uma parte importante da abordagem da Apple com o Apple Intelligence.

"A Apple parece estar usando essa tática como uma forma de distinguir seus próprios esforços de IA daqueles previamente anunciados por concorrentes", escreveu Eadicicco. "Como exemplo, a empresa explicou como a Apple Intelligence pode entender múltiplos fatores como trânsito, sua agenda e seus contatos para ajudar você a entender se você pode chegar a um evento no horário."


Quais Dispositivos São Compatíveis?

James Martin/CNET
James Martin/CNET

Atualmente, o Apple Intelligence está disponível em beta nos seguintes dispositivos:

  • iPhone 16, 16 Plus, 16 Pro e 16 Pro Max

  • iPhone 15 Pro e 15 Pro Max

  • iPads com chips M1 ou M2

  • MacBooks Air e Pro com chips M1, M2 ou M3

  • Mac Mini e iMac com chips M1 ou M3

  • Mac Studio e Mac Pro com chips M1 ou M2

O lançamento público completo do Apple Intelligence está previsto para este outono, como parte das atualizações do iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia.


Onde o Apple Intelligence estará disponível?


No lançamento, ele estará disponível nos EUA. Especificamente, a Apple diz que o Apple Intelligence funcionará em modelos de iPhone, iPad ou Mac compatíveis com Siri e o idioma do dispositivo definido como inglês dos EUA. O suporte para idiomas adicionais virá em 2025.


Apple Intelligence e Privacidade


Uma das grandes promessas do Apple Intelligence é o compromisso com a privacidade. A Apple garante que muitos dos processos de IA ocorrerão diretamente no dispositivo, utilizando a capacidade de processamento local, e apenas em alguns casos serão usados os servidores em nuvem, que a empresa chama de Private Cloud Compute. Esse modelo busca garantir que o controle sobre os dados dos usuários permaneça centralizado no dispositivo.


Siri e Ferramentas de Escrita


O Siri também ganhará um grande impulso com a IA da Apple. Além de um design renovado, o assistente virtual terá melhor compreensão de linguagem e conversas mais naturais. O Apple Intelligence também introduz novas ferramentas de escrita, como sugestões para revisar, reescrever ou resumir textos com apenas um toque.


Futuro do Apple Intelligence


Embora ainda não esteja totalmente disponível, a expectativa é que o Apple Intelligence seja um divisor de águas na experiência de uso dos dispositivos Apple, integrando ferramentas inteligentes de IA em praticamente todas as interações. Com melhorias contínuas nos próximos meses, a Apple promete transformar a forma como os usuários escrevem, organizam suas fotos e interagem com o Siri, tudo com um foco inovador em privacidade e personalização.

Até o momento, a Apple não anunciou qualquer custo para o uso do Apple Intelligence, e não há planos de cobrança futura.

Comentários


Em destaque

bottom of page